BMW Sim Live 2019 Apresenta BMW M2 CS Racing e Junta Pilotos Reais com Virtuais

A BMW aproveitou o lançamento do M2 CS Racing para no edifício cónico do Mundo BMW organizar um enorme evento de automobilismo, no qual reuniu alguns dos seus pilotos oficiais de automobilismo e motociclismo com os melhores nomes das competições virtuais, entre outros convidados.

0

A semana passada, a BMW organizou um enorme evento dedicado ao automobilismo, real e virtual. Tendo como palco o edifício cónico inserido no complexo Mundo BMW, na cidade germânica de Munique, aproveitando o lançamento do BMW M2 CS Racing, realizou-se o BMW Sim Live 2019, um mega evento que reuniu pilotos oficiais da marca bávara no automobilismo e motociclismo, juntamente com alguns dos mais importantes nomes da atualidade no automobilismo virtual, além de media influencers e outros convidados. Também neste evento, foi possivel ver em exposição alguns dos carros com que a BMW está envolvida no automobilismo, ao mais alto nível.

Tendo como base o BMW M2 CS Racing atualmente disponível com licença oficial no simulador rFactor 2, realizaram-se uma série de competições, tais como corridas para aficionados que se candidataram online ou através das redes sociais da BMW Motorsport, havendo lugar também a uma prova em simulador entre os pilotos oficiais BMW. O ponto alto competitivo deste evento foi no entanto a Pro Race, que reuniu pilotos virtuais profissionais, premiando o vencedor com um cheque de €10.000. Convém referir que o BMW M2 CS é o primeiro modelo da marca bávara a ser apresentado aos mundos real e virtual em simultâneo.

Mitchell de Jong Vence Pro Race e 10.000 Euros

Mitchell de Jong venceu a Pro Race

Com vários dos mais importantes pilotos atualmente ativos no automobilismo virtual de competição, acabou por ser o norte americano Mitchell de Jong a triunfar na Pro Race. O piloto que nos simuladores compete pela VRS Coanda Simsports, impôs o seu forte ritmo, conquistando a prova e com ela um cheque de 10.000 euros.

“Este foi um dia fabuloso para mim”, disse Mitchell de Jong. “Foi possível conhecer os pilotos oficiais da BMW, assim como os outros pilotos virtuais que vieram a este evento. Foi um privilégio estar aqui. Além do mais, a corrida foi muito divertida”.

Os alemães Laurin Heinrich (Williams eSports) e Maximilian Benecke (Pure Racing Team) ficaram na 2ª e 3ª posições, recebendo respetivamente cheques de 5.000 euros e 2.500 euros.

Relativamente às duas outras corridas, o ‘media influencer’ Jimmy Broadbent venceu a prova relativa aos media, enquanto que o alemão Michi Hoyer se superiorizou à concorrência na ‘Fun Race’.

Michi Hoyer com Jesse Krohn, piloto oficial BMW.

Mundos Real e Virtual Cada Vez Mais Perto

O evento da BMW foi mais um belo exemplo da crescente proximidade dos mundos real e virtual no automobilismo atual. Para além da confraternização que foi proporcionada aos ‘sim racers’ por parte do staff da BMW Motorsport, do seu mais alto responsável Jens Marquardt e dos vários pilotos oficiais presentes neste BMW Sim Live 2019, houve também muita diversão e troca de experiências e ideias com conhecimentos mútuos a serem partilhados. Os pilotos reais puderam também trocar ideias e apreender um pouco do know-how dos ‘sim racers’ na condução em simuladores específicos, como o iRacing – utilizado para corridas em Daytona International Speedway com o BMW M8 GTE – e também o rFactor 2, simulador que passa a dispor agora do BMW M2 CS Racing como conteúdo oficial. De referir também que neste evento, o equipamento de hardware utilizado para as corridas era da reputada marca alemã Fanatec.

Os pilotos BMW Motorsport presentes neste evento (da esquerda para a direita): Beitske Visser, Jesse Krohn, Maximilian Gunther, Martin Tomczyk, Alexander Sims, Augusto Farfus, Marco Witmann, Philipp Eng, Timo Glock e Tom Sykes.

“A primeira edição deste evento de fim de ano BMW Sim Live 2019 foi um sucesso”, disse Jens Marquardt, Diretor de Motorsport no BMW Group. “Hoje assistimos a grandes momentos de desporto motorizado nas várias corridas disputadas e pudemos também perceber que a animação provocada pelos carros da BMW se estende ao mundo virtual. O facto de termos lançado o BMW M2 CS Racing, a nível real e virtual pela primeira vez, mostra o quanto é importante para nós um maior envolvimento também no automobilismo de simulação. Atualmente, a simulação desempenha um papel extremamente importante, tanto na BMW Motorsport como no BMW Group. Além disso, através do automobilismo virtual, estamos a quebrar barreiras no acesso ao desporto motorizado. É fantástico podermos juntar os nossos pilotos profissionais com os melhores ‘sim racers’, juntamente com os nossos fãs e membros da imprensa. Tal só é mesmo possível num mundo virtual”.

Aqui vos deixamos uma pequena galeria de fotos do evento. Ao clicar nas fotos, elas abrem em maior dimensão.

Texto: Jorge Cabrita – Fotos: BMW

Leave a Reply

avatar
  Subscribe  
Notify of