Concept LF-30 Representa Visão do Futuro na Lexus

A primeira visão de eletrificação da Lexus recorre a tecnologia de condução autónoma e promete oferecer uma experiência dinâmica sem igual.

0

A marca nipónica do universo Toyota apresentou a semana passada em Tóquio a sua visão de eletrificação do futuro automóvel. O concept Lexus LF-30 mostra a tendência futura para um construtor que desde 2005 tem estado na vanguarda no que às tecnologias de eletrificação diz respeito, seja com propostas hibrídas ou mesmo 100% elétricas. É precisamente com base na experiência adquirida no desenvolvimento de veículos híbridos que a Lexus está a pensar as suas futuras produções que, até 2025 terão versões 100% elétricas em todos os modelos.

Design Vanguardista, Previsto Para os Lexus em 2030

O concept LF-30 representa a visão “Lexus Electrified” do construtor japonês, exibindo um design de formato futurista e silhueta artística, tal como se espera de um BEV (Battery Electric Vehicle). O seu formato expressa visualmente a energia criada pelas rodas, colocadas nos cantos da carroçaria e fluindo para o habitáculo e para a estrada, após passarem pelo condutor. Os vidros estendem-se continuamente da frente para a retaguarda e os robustos guarda-lamas, assim como os faróis, criam os contornos da grelha icónica Lexus. Os faróis em forma de asa, as luzes traseiras e as entradas de ar laterais, geram excelente aerodinâmica.

A opacidade dos vidros laterais pode ser ajustada, seja para desfrutar da paisagem ou para ter maior privacidade. A frente do veículo e os seus padrões de luminescência permitem perceber em que modo de condução está a ser utilizado o LF-30 (normal ou autónoma).

A cor exterior ‘céu voltaico’ utiliza um revestimento de ponta com infusão de alta qualidade de tinta com metal, para exibir tons de azul esverdeado

Interior Moderno e Com Tecnologia de Condução Autónoma

A Lexus projetou o cockpit do LF-30 baseando-se no conceito ‘Tazuna’, em que uma única rédea é utilizada para alcançar o entendimento mútuo entre cavalo e cavaleiro. Os interruptores colocados no painel de controlo e ‘head-up display’ estão bem coordenados, proporcionando um ambiente em que o utilizador se concentra na condução, ao mesmo tempo que controla outras funções: sistema de navegação, áudio, modo de condução, tudo sem desviar o olhar da estrada. Este concept utiliza interfaces de última geração, tais como o controlo de gestos e apresentação de informações em realidade aumentada (AR).

O banco do passageiro da frente é ao estilo primeira classe e bastante envolvente, tendo todas as funções e interruptores ao alcance, assim como um grande écran de controlo por gestos. Os bancos traseiros utilizam tecnologia muscular artificial, moldando-se ao ocupante. Podem suportar várias funções, como reclinação, relaxamento e alerta. Disponível está um sistema de áudio Mark Levinson® com colunas embutidas nos encostos de cabeça.

O teto por cima dos bancos traseiros dispõe de ‘Sky Gate’, função controlada por gestos através de realidade aumentada, exibindo diferentes tipos de informação, como projeções realistas de céu estrelado, videos favoritos dos utilizadores ou até mesmo o sistema de navegação.

O interior do Lexus LF-30 utiliza materiais sustentáveis que reduzem o impacto ambiental, como cedro carbonizado (Yakisugi) no piso e controlo da direção, além de metal reciclado no acabamento da porta plissada.

Motores Elétricos, Direção ‘by wire’ e Lexus Adventure Posture Control para Nova Experiência de Condução

O Lexus LF-30 utiliza motores elétricos incorporados em cada uma das quatro rodas, o que aliado ao baixo posicionamento da bateria permite um melhor aproveitamento da inércia, assim como um superior desempenho em estrada. Está pensado para utilizar tecnologias de condução autónoma e de veículos de suporte para drones.

A tecnologia integrada de controlo dos motores (Lexus Advanced Posture Control) regula a potência e o binário, ajustando o desempenho do veículo à sensibilidade do utilizador. As rodas dianteiras e traseiras são controladas de forma independente, o que permite adaptar o tipo de tração (dianteira, traseira, integral) conforme a situação. A marca pretende aplicar esta tecnologia a todos os seus veículos elétricos.

O sistema de direção ‘by wire’ faz com que a conexão mecânica dê lugar a um controlo mais flexível nas mudanças de direção, proporcionando um desempenho mais preciso a cada momento, permitindo ainda uma melhor transição para a condução autónoma. Conta com funções avançadas de suporte à condução, como o Chauffeur e Guardian.

Sendo um Battery Electric Vehicle, o Lexus LF-30 recorre à tecnologia de carregamento sem fios, através do controlo coordenado e programado diariamente pelo utilizador, distribuindo de forma ideal a energia elétrica entre o veículo e a casa.

Também incorpora o ‘Lexus Airporter’, tecnologia de drones que permite realizar tarefas tais como transportar bagagens de forma independente, de casa para a bagageira do veículo.

A título de curiosidade, referir ainda que o Lexus LF-30 tem 2.400 quilos, 400 cv (700 Nm), chega dos 0 aos 100 km/h em 3.8s e atinge os 200 km/h.

Fotos: Lexus

Leave a Reply

avatar
  Subscribe  
Notify of