Dakar: Carlos Sainz Vence 7ª Etapa e Amplia Vantagem

O espanhol tornou a impôr o buggy Mini à concorrência e já leva 10 minutos de vantagem na classificação geral.

0
Carlos Sainz/Lucas Cruz

Depois do dia de descanso passado em Riyadh, a caravana do Dakar regressou hoje às pistas para a 7ª etapa, ligando Riyadh a Wadi Al Dawasir, num total de 546 quilómetros de especial.

Carlos Sainz concretizou a sua 3ª vitória na prova, colocando o buggy Mini a 2m12s de Nasser Al Attiyah, na Hilux da Toyota Gazoo Racing. À medida que a prova se vai apoximando do final, Sainz vai ficando cada vez mais à vontade, nas etapas e na classificação que lidera, agora com 10m de vantagem sobre o piloto do Qatar, navegado na prova por Matthieu Baumel.

Nasser Al Attiyah/Matthieu Baumel

Stéphane Peterhansel com Paulo Fiuza colocaram o outro buggy Mini da X-Raid na 3ª posição da etapa. O francês levou mais 2m53s que Carlos Sainz, mantendo-se ainda na 3ª posição da classificação geral.

Numa prova que correu bem às Toyota Hilux, foram quatro as pick-up do construtor japonês a garantir as posições logo atrás dos três primeiros na etapa, com Bernhard Ten Brinke/Tom Colsoul a serem 4º, seguidos de Yazeed Al Rahji/Konstantin Zhiltsov (Overdrive), Fernando Alonso/Marc Coma (Toyota Gazoo Racing) e Giniel de Villiers/Alex Haro Bravo (Toyota Gazoo Racing).

Blade Hildebrand/François Cazalet

Blade Hildebrand Vence nos SSV

Nos SSV hoje foi o dia de Blade Hildebrand brilhar. O americano, no Can-Am do Red Bull Off Road Team USA, navegado pelo francês François Cazalet, venceu a etapa, chegando a Wadi Al Dawasir com 11m15s de vantagem sobre os americanos Casey Currie/Sean Berriman, no Can-Am com as cores da Monster Energy. Os americanos assumiram a liderança da classificação, tirando partido do mau resultado dos chilenos, Francisco ‘Chaleco’ Lopez/Juan Pablo Vinagre, que hoje não foram além do 21º lugar, a 53m6s do vencedor. Currie/Berriman gerem agora uma vantagem de 32m3s sobre ‘Chaleco’.

Referência ainda para Conrad Rautenbach/Bianchi Prata, que no PH-Sport terminaram a etapa de hoje no 10º lugar, ocupando agora a 5ª posição na classificação.

Karginov Vai Dominando nos Camiões

Andrey Karginov/Andrey Mokeev/Igor Leonov

Nos Camiões, os russos Andrey Karginov/Andrey Mokeev/Igor Leonov levaram o Kamaz com as cores da Red Bull a mais uma vitória em etapas, com apenas 3 segundos de vantagem sobre os compatriotas e companheiros de equipa, Dmitri Shibalov/Dmitri Nikitin/Ivan Tatarinov.

Os bielorussos, Siarhei Viazovich/Pavel Haranin/Anton Zaparoschchanka, até agora os únicos a contrariarem o domínio dos Kamaz, levaram o Maz da Sportauto ao 3º lugar na etapa, a 2m5s dos vencedores.

Na classificação, Karginov/Mokeev/Leonov ampliaram a sua vantagem sobre Shibalov/Nikitin/Tatarinov para 21m12s.

De referir que a etapa das motos e quads foi cancelada em memória do português Paulo Gonçalves, vítima de um acidente fatal ao km276 da mesma.

Amanhã disputa-se a 8ª etapa, com início e chegada a Wadi Al Dawasir, num total de 477 quilómetros de especial.

Texto: Jorge Cabrita – Fotos: ACO/DPPI (Eric Vargiolu, Florent Gooden), Red Bull/DPPI)

A imponência da paisagem do deserto

Leave a Reply

avatar
  Subscribe  
Notify of