Dakar: Mário Patrão Melhor do Dia Entre os Portugueses

No dia em que as motos regressaram às pistas do Dakar, Mário Patrão foi o melhor português à chegada a Haradh.

0
Mário Patrão

Depos do cancelamento da etapa de ontem nas motos e quads, por respeito à memória de Paulo Gonçalves, correu-se hoje a 9ª tirada da prova, ligando as cidades sauditas de Wadi Al Dawasir e Haradh, num total de 886 quilómetros, 410 deles em especial cronometrada.

Após a 7ª etapa que vitimou Paulo Gonçalves, a sua equipa, Hero Motorsports Team Rally abandonou em bloco o evento, o que fez com que Joaquim Rodrigues também saísse da corrida, para a qual já não lutava por uma posição na classificação geral. Assim sendo, apenas três portugueses permaneceram na prova e, de entre eles, foi Mário Patrão quem melhor desempenho exibiu no dia de hoje. Aos comandos da KTM com as cores do Crédito Agrícola, Lusíadas Saúde, Bahco e Câmara Municipal de Seia, o piloto beirão concluiu a especial no 26º lugar. Com este resultado, Mário Patrão ocupa atualmente o 35º lugar da classificação geral.

“Foram quase 900 km percorridos em cima da mota”, disse Mário Patrão. “Esta foi a etapa mais longa e a mais dolorosa de todos os Dakar. Iniciámos o dia muito cedo, e eu estava muito desconcentrado, perdido, foi um recomeço muito duro pela morte do Paulo, mas com o passar dos quilómetros acabei por conseguir, aos poucos encontrar a concentração que precisava. Os primeiros 80 km foram muito complicados de gerir, a especial passou a ser muito rápida, como tem sido a grande maioria aqui. Coloquei uma fita preta no meu braço esquerdo para mostrar a todos o meu sofrimento, e o meu luto, era o que tinha. Amanhã é a etapa maratona pelo que tenho uma responsabilidade acrescida, com o facto de ter que efetuar a mecânica nas nossas motos da KTM Factory Racing.”

Fausto Mota

Fausto Mota concluiu a 9ª etapa no 35º lugar, embora o piloto de Marco de Canaveses se tenha debatido com problemas de sobreaquecimento na sua Husqvarna 450 Rally. Foi ainda 8º na classe Maratona, ocupando atualmente o 33º lugar da geral. “Foi muito difícil recomeçar. Os últimos dois dias foram a ser sem dúvida os mais difíceis desde que venho ao Dakar e da minha vida… Ainda não acredito no que aconteceu”, disse Fausto Mota. O piloto apoiado pela Tamega e Lyrsa referiu ainda que, “tive um problema até chegar ao reabastecimento. A mota aquecia muito, tive de vir mais tranquilo até aí. Como tínhamos uma hora de neutralização decidi desmontar a mota a ver o que se podia fazer, mas não sabia. Estava a gastar água. Enchi o radiador e vim tranquilo até ao fim. Vim a andar bem, mas sem esforçar muito o motor. Agora vamos tentar desmontar a mota e ver porque aconteceu.”

António Maio

António Maio terminou a etapa de hoje na 42ª posição. O piloto de Borba, também teve algumas dificuldades neste dia, essencialmente nas zonas rápidas onde a falta de potência da sua moto se faz sentir. Ainda assim, o piloto de Borba que corre com uma Yamaha do Fino Motor Racing, subiu uma posição na geral e ocupa agora o 28º lugar, sendo ainda 13º ente os pilotos da G2. “Hoje apanhei muito pó na etapa porque parti de trás e foi complicado”, disse o capitão da GNR. “Os primeiros 150km eram perigosos, feitos dentro de um rio, e eu não consegui imprimir um bom ritmo. Depois entramos numa zona muito rápida onde a minha mota não tem vantagem nenhuma e por isso fiz o que pude. Além disso fiquei sem travão de trás e tive que abrandar o ritmo para não comprometer a mecânica e fui fazendo a gestão da corrida. Fiz algumas ultrapassagens, mas não consegui fazer melhor. Hoje ainda tive o azar de perder a carta de controle e vou levar mais cinco minutos de penalização a juntar à que vou ter por ter trocado o motor ontem.  Mas, estamos no bom caminho e continuamos motivados e amanhã é mais um dia.”

Amanhã corre-se a 10ª etapa, que representa também a primeira parte de duas na tirada maratona da prova, ligando Haradh a Shubaytah, composta por uma ligação de 74km e 534 km de especial, os últimos 30 deles em dunas.

Texto: Jorge Cabrita – Fotos: Oficiais

Leave a Reply

avatar
  Subscribe  
Notify of