Fórmula E Mantém Certificação ISO 20121 Para Eventos Sustentáveis

O campeonato ABB FIA Fórmula E é a única competição motorizada a receber a certificação ISO 20121, mantendo os seus padrões de práticas que privilegiam a sustentabilidade ambiental em eventos.

0

A Fórmula E tem sido, de diversas formas, uma inovação no panorama do automobilismo a nível global. Através do espírito de iniciativa que ajuda a educar e inspira todo o nosso ecossistema para a importância do ato de reciclar com o intuito de reduzir desperdícios, além de trazer ideias inovadoras, esta competição conseguiu uma vez mais manter a mais elevada certificação atualmente existente para classificar eventos sustentáveis.

Além da organização de eventos sustentáveis, o objetivo principal da Fórmula E é acelerar a utilização de veículos elétricos, para ajudar a combater a poluição do ar em algumas das cidades mais sobreprovoadas e de maior densidade populacional no mundo. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, por ano morrem 8,8 milhões de pessoas em todo o mundo em consequência da poluição do ar, o que faz desta uma das mais preocupantes causas de mortalidade no planeta, comparada com outras como por exemplo o tabaco.

Baseado em três pilares fundamentais, o programa da Fórmula E para eventos sustentáveis, passa pela importância de causar um impacto positivo nas cidades que visita, utilizando uma plataforma global que promove a utilização de carros elétricos e o papel que esta competição desempenha no combate à poluição do ar.

A certificação ISO 20121, atribuída pela SGS e confirmada através de três auditorias realizadas em 2019, vem confirmar o empenho do campeonato ABB FIA Fórmula E na rápida direção para um futuro mais limpo no planeta.

O cuidado e planeamento desta competição tem sido imenso, mesmo com os seus parceiros, através da adoção de soluções que permitam melhorar soluções de gestão de desperdícios. Mesmo durante cada evento do calendário, podem-se encontrar inúmeras soluções desenvolvidas para que o impacto das provas nas cidades seja o mínimo e a sua influência positiva possa ser maximizada. Por exemplo, encontram-se nos eventos as estações de hidratação da Allianz, assim como bolsas de água para cortar garrafas de plástico de uso único e marca reciclável de não PVC. A competição está ainda a trabalhar com outros fornecedores e parceiros, tais como a Umicore e CSM Live, no sentido de desenvolver novas soluções de sustentabilidade. Também, durante os eventos de Fórmula E, nas cidades visitadas, são colocados ‘rangers da reciclagem’ nas áreas de maior público. Estas equipas de voluntários, têm a missão de educar os espectadores sobre os modos de maximizar os métodos de reciclagem e disposição de resíduos.

Durante o ano de 2020, o campeonato ABB FIA Fórmula E será o único de desportos motorizados a deter esta importante certificação, que até agora apenas foi atribuída a eventos como os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, o 2016 Campeonato da Europa de Futebol (França) e o Open Francês de Ténis em Roland Garros.

Texto: Jorge Cabrita – Fotos: Fórmula E

Leave a Reply

avatar
  Subscribe  
Notify of