Pedro Perino Com Extenso Programa Nacional e Internacional em 2020

Aos 14 anos, o jovem de Oeiras prepara-se para uma intensa temporada, a primeira com o Cabo Júnior Team e a Kart Republic.

0
Pedro Perino

O ano de 2020 marca uma nova fase competitiva na vida de Pedro Perino. Depois de vários anos a competir com equipamento Tonykart, com um programa completo a nível nacional, deu os seus primeiros passos internacionalmente em 2019, com a presença na IAME Winter Cup (Valencia, Espanha) e no FIA Karting Academy Trophy, competição que o ano passado contou com três etapas (Wackersdorf/Alemanha, Sarno/Itália, Lonato/Itália).

A primeira grande mudança na jovem carreira de Pedro Perino chama-se Cabo Júnior Team, uma das principais equipas portuguesas de karting, com privilegiada ligação à estrutura e fábrica oficial, Kart Republic. Para quem não sabe, José Cabo, filho do proprietário do Cabo Júnior Team (Fernando Cabo), é um dos principais responsáveis técnicos na equipa oficial Kart Republic. Por sua vez, a Kart Republic é dirigida por um dos nomes mais importantes e respeitados do karting internacional, Dino Chiesa, que ajudou a lançar vários nomes sonantes do automobilismo, tais como Lewis Hamilton, Nico Rosberg, Lance Stroll, Nick De Vries, Alessandro Zanardi, entre muitos outros. Com o Cabo Júnior Team a nível nacional, internacionalmente a nível oficial com a Kart Republic, o português inicia já em fevereiro um intenso caderno de encargos por toda a Europa, terminando o ano com a disputa do Mundial (Brasil).

Pedro Perino

O programa desportivo de Pedro Perino para este ano aponta para vários campeonatos e diferentes objetivos. Em Portugal, o piloto apoiado pela Rangel, THL, Hospitec, Prime Tours, Sentidos Beach e Termoclima, irá competir integralmente no calendário FPAK de karting, ou seja, no Open de Portugal, Campeonato de Portugal e Taça de Portugal, sempre na categoria X30 Sénior. O piloto de Oeiras estará também presente na totalidade do Campeonato de Espanha (cinco etapas), além de participar na totalidade do Campeonato da Europa CIK FIA, na categoria OK Sénior, com etapas em Espanha (Zuera, 16-19 abril), Itália (Sarno, 14-17 maio), Alemanha (Wackersdorf, 28-31 maio) e Suécia (Kristianstad, 9-12 julho). Finalmente, mas não menos importante, Pedro Perino irá competir no mundial CIK FIA para a categoria OK, na pista brasileira de Birigui (29 outubro a 1 novembro). Incluída no seu programa de preparação para esta temporada está também a presença na IAME Winter Cup, prova que se corre em Valencia de 6 a 9 de fevereiro.

Pedro Perino

Estivemos um pouco à conversa com este jovem, que apesar dos seus 14 anos, já tem um programa competitivo de fazer inveja a muitos pilotos, não só de karting. Quisemos desde logo, saber o que o fez mudar de equipa e marca. “Este vai ser o meu quarto ano de competição no karting, pareceu-me ser uma boa altura para começar a andar com outros chassis, sem ser OTK. Para já noto significativas diferenças no Kart Republic, que para mim é um equipamento mais fácil de guiar. Para além disso, estava a precisar de uma mudança e acho que este foi o passo certo”, disse Pedro Perino.

Desde que ingressou no Cabo Júnior Team, Pedro Perino já começou o seu programa desportivo, preparando-se para os novos desafios com muito treino e alguma competição, tendo estado presente em finais de 2019 na Copa dos Campeões, disputada no Kartódromo Internacional de Zuera (Espanha). Numa prova em que o piloto português se defrontou com alguns dos grandes nomes da atualidade no karting espanhol, os resultados foram dentro do possível animadores, já que Pedro Perino garantiu a position da sua categoria. No entanto, apenas se disputou uma manga de qualificação, na qual o português foi 4º classificado. O forte nevoeiro que se fez sentir naqueles dias em Zuera, fez com que a organização decidisse cancelar o evento. “Na manga de qualificação fiz quarto, mas estava a seguir um planeamento para as restantes corridas, que não sabia não se iriam realizar. Na minha categoria estavam muitos pilotos, entre eles o campeão de Espanha em 2019, pelo que a minha position foi um excelente indicador”, comentou Pedro Perino.

Pedro Perino

Dentro do Cabo Júnior Team, o responsável em pista pelo desempenho do jovem de Oeiras é o ‘Barrinhos’, um dos muitos elementos da dinâmica e competente equipa chefiada por Fernando Cabo. Por isso, Pedro Perino está otimista e tem claros objetivos em Portugal. “Em Portugal, com o Cabo Júnior Team, é para tentarmos ser campeões na X30 Sénior. Eles acham e eu também, que temos tudo para lutar pelos títulos”. Mas não só em Portugal, “Vou correr o campeonato espanhol na totalidade, um dos mais competitivos da Europa, extremamente complicado, mas onde posso ganhar bastante experiência. Vou também correr o campeonato europeu e o mundial CIK FIA, pois estas são as provas mais prestigiadas no mundo do karting. Desde já quero agradecer a todos os meus patrocinadores, sem o apoio deles não poderia realizar este projeto”, concluiu Pedro Perino.

Pedro Perino

Este jovem talento português, ainda um adolescente em idade escolar, tem os seus objetivos bem definidos no que diz respeito ao desporto motorizado, assim como o que precisa de fazer, mesmo para além do karting, pois o automobilismo está decididamente nos seus horizontes. “Este ano vou fazer testes de Fórmula 4, a ver como me vou sair”, confessou Pedro Perino. “Depois do karting, gostava de ter oportunidade de correr de F4, mas para fazer isso, quero primeiro conseguir ser campeão.”

Texto: Jorge Cabrita – Fotos: Hellofoto

Leave a Reply

avatar
  Subscribe  
Notify of