Sebastian Vettel

Sebastian Vettel foi o piloto da Ferrari de serviço no primeiro de dois dias de testes promovidos pela Pirelli no Yas Marina Circuit. Dois dias apenas depois da derradeira etapa do mundial de Fórmula 1, já se trabalhou com vista à próxima temporada, pelo menos no que toca à escolha dos pneumáticos.

Numa sessão em que se pôde andar com os pneus deste ano e as misturas que estarão ao serviço das equipas na próxima temporada, a primeira hora de testes foi focada na aerodinâmica, com estas a serem autorizadas a levar medidores nos seus carros. Nesse tempo, Vettel deu quatro voltas ao traçado, para com a ajuda de sensores extrair importante informação. Depois e durante todo o restante dia de trabalho, experimentaram-se as três misturas de pneu deste e do próximo ano, permitindo já que as equipas possam começar a trabalhar com base nos dados recolhidos. O piloto alemão totalizou 136 voltas (cerca de 750 quilómetros) ao volante do SF90.

“O dia de hoje foi bastante útil, permitindo-nos ter uma boa base de como são os pneus de 2020 comparados com os que usámos esta temporada”, disse Sebastian Vettel. “No dia de hoje, a nossa principal tarefa foi comparar as misturas e completámos bem mais de 100 voltas. Amanhã é outro dia de trabalho, para o Charles avaliar os pneus e também podermos recolher o seu feedback”.

Esta foi a segunda vez que pilotos e equipas puderam tomar contato com os pneus da próxima temporada, pois durante o Grande Prémio dos Estadis Unidos já tinha havido uma primeira sessão. Como o Circuit Of The Americas se apresentou bastante irregular este ano, demasiado saltitante, não foi possivel na altura aquilatar da eficácia das novas misturas.

Em pista, durante a tarde, Sebastian Vettel estabeleceu a sua melhor volta, em 1m37.991, ficando a pouco mais de meio segundo do melhor tempo do dia, obtido por Vallerti Bottas (Mercedes). Amanhã, será vez de Charles Leclerc ser o piloto de serviço na equipa transalpina.

Texto: Jorge Cabrita – Fotos: Ferrari

Leave a Reply

avatar
  Subscribe  
Notify of